Detido em Braga suspeito de burlar jovens futebolistas de Angola e Brasil

Jovens viriam para Portugal com promessa de jogar em determinados clubes. 

Um homem foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Braga, por ser suspeito de auxílio à imigração ilegal, burla qualificada e falsificação de documentos. Segundo fonte do SEF, citada pela agência Lusa, o suspeito terá aliciado e burlado jovens futebolistas, oriundos sobretudo de países como Angola e Brasil.

A mesma fonte indicou à agência noticiosa que os jovens viajavam para Portugal com a promessa de que jogariam em determinados clubes, contudo, acabavam por ter a oportunidade de ser mostrar em treinos. Os que agradavam ficavam e os outros seriam “abandonados à sua sorte”, cita a agência. 

Além disso, o suspeito, natural de Angola, em troca de falsas promessas de contratos, terá conseguido pagamentos. O homem, de 47 anos, usaria ainda documentos falsificados em nome de alguns clubes para facilitar a entrada dos jovens em Portugal.

Segundo um comunicado, esta sexta-feira divulgado pelo SEF, a investigação estava em curso desde 2020.

“Durante as buscas realizadas a um domicílio e a uma empresa, foi apreendida documentação que poderá corroborar a prova já existente no processo”, indica.

A Lusa refere ainda que a maior parte dos jovens terá idades entre os 18 e os 21 anos, mas existem alguns mais novos.

O suspeito, que foi presente ainda ontem ao Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães para primeiro interrogatório judicial, ficou sujeito às medidas de "obrigação de apresentações periódicas semanais, proibição de saída de território nacional com entrega de passaporte ao tribunal e proibição de contactos com outros suspeitos. Ao mesmo foi igualmente fixada a entrega da quantia de cinco mil euros, a título de caução”, revelou o SEF.