Metro de Lisboa tem 12% de maquinistas de baixa ou em isolamento

Apesar de não se verificarem “constrangimentos de maior”, a empresa diz que é impossível evitar a supressão de alguns comboios.

O Metropolitano de Lisboa tem cerca de 12% dos maquinistas de baixa ou em isolamento devido à covid-19. Apesar de não se verificarem “constrangimentos de maior”, a empresa diz que é impossível evitar a supressão de alguns comboios.

“À data de 27 de janeiro, o Metropolitano de Lisboa apresentava um total de 54 trabalhadores em isolamento/positivos [sem contabilizar trabalhadores que estejam em situação de teletrabalho]. Neste grupo incluem-se trabalhadores das áreas da manutenção, operações, comercial e técnica, áreas cujas funções não são compatíveis com a possibilidade de teletrabalho. No caso específico dos maquinistas, existem cerca de 12% do total de maquinistas em situações de baixa ou em isolamento”, refere o Metropolitano de Lisboa, cita a Lusa.

De acordo com a empresa, embora esta situação esteja a provocar “constrangimentos ao nível da normal oferta de serviço”, “não se verificam constrangimentos de maior” já que se tem tentado “diluir os efeitos” por toda a rede, tendo em especial atenção as horas de ponta.

“Contudo, o ML não consegue evitar que exista supressão de alguns comboios, situação que causa alguns atrasos no serviço de exploração e tempos de espera maiores do que o habitual”, admite.

A empresa esclarece ainda que, face às especificidades das funções, no caso dos trabalhadores das áreas da manutenção, operações e técnica “nem sempre é possível” recorrer à sua “substituição temporária”.

Adianta também que tem gerido as ausências com “recurso às reservas existentes, à adaptação de escalas, ao trabalho suplementar e ao aumento do recurso aos vigilantes nas estações”.

“Neste sentido, foram criados cenários de oferta de serviço de acordo com a perspetiva de evolução pandémica que poderão ser acionados a qualquer momento”, acrescenta.