Taxa de inflação acelera para 3,3% em janeiro

Preços voltaram a subir em janeiro, revela o Instituto Nacional de Estatística.

Os preços aceleraram em Portugal no mês de janeiro com uma taxa de crescimento de 3,3%, naquele que é o valor mais alto deste fevereiro de 2012.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 3,3% em janeiro de 2022 (2,7% em dezembro de 2021)”, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira.

O INE avança que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,5% (1,8% no mês anterior), “verificando-se acelerações nos preços da generalidade das categorias que compõem o IPC”.

Assim, o gabinete de estatística estima que “a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 12,0% (11,2% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,4% (3,2% em dezembro)”.

Quando comparado com o mês anterior, a a variação do IPC ter-se-á fixado em 0,3% (nula em dezembro e -0,3% em janeiro de 2021). “Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 1,5%”, acrescenta.