Pintura de Botticelli arrecada 45 milhões de dólares num leilão em Nova Iorque

Há um ano outra pintura do Renascimento italiano foi vendida por 92 milhões de dólares.

Uma das poucas pinturas de Sandro Botticelli que ainda permanecem em mãos privadas, ‘Cristo, Homem das Dores’, atingiu na passada quinta-feira 45,4 milhões de dólares, o equivalente a 40,7 milhões de euros, num leilão em Nova Iorque, no qual dois compradores disputaram a peça numa constante licitação. 

A peça acabou por ser vendida por um preço de martelo de 39,3 milhões de dólares, o equivalente a mais de 35 milhões de euros, que ao somar taxas e impostos chegou a 45,4 milhões de dólares, acima dos 40 milhões de dólares que os especialistas da Sotheby's haviam estimado. 

'Cristo, Homem das Dores' foi leiloado quase um ano depois de outro quadro do Renascimento italiano ter sido vendido por 92 milhões de dólares, o equivalente a 82,6 milhões de euros. A obra foi realizada quando o pintor já tinha mais de 50 anos, tornando-o num dos seus trabalhos posteriores, e foi vendido pela última vez em 1963.

Para o recente leilão, foi descoberto um esboço de uma virgem com uma criança escondida sob a pintura de ‘Cristo, o Homem das Dores’. "É uma descoberta  emocionante sobre o artista… Como ele trabalhou e como criou suas pinturas…", disse à EFE, Christopher Apostle, diretor do departamento de Grandes Mestres da Sotheby's, em Nova Iorque. 

Prevista para ter sido concluída por Botticelli por volta do ano 1500, a peça está em exibição desde outubro em Londres, Dubai, Los Angeles e Hong Kong antes de ser vendida em Nova Iorque e, segundo a Sotheby's, “está em coleções particulares desde o  século XIX”.

"Acreditamos que existam apenas cerca de cinco pinturas de Botticelli em mãos particulares", disse Apostle, que sublinhou o caráter retrospectivo e emocional da obra, resultado de ter sido pintada nos últimos anos de vida do artista.

“É a pintura metafísica de uma pessoa madura que está a enfrentar a sua própria mortalidade e é isso que a torna tão emocional", acrescentou o especialista da Sotheby's.

Na pintura, Cristo está representado com uma coroa de espinhos, cercado de laços, com as mãos cruzadas sobre o peito e com uma auréola de anjos que voam sobre a sua cabeça. A pintura tem um estilo sóbrio e austero, longe da inocência das suas primeiras obras, como o famoso 'Nascimento de Vênus'.