Comprar ou arrendar? Numa altura de preços altos, veja qual é a melhor solução

A questão comprar ou arrendar casa representa sempre uma dúvida na vida de muitos portugueses. É preciso sempre ter em atenção o dinheiro disponível e se pretende ou não ficar com o imóvel para si. Veja qual a melhor opção.

Comprar ou arrendar casa? A resposta não é fácil, tendo em conta os preços que atualmente são praticados no mercado imobiliário, principalmente nas grandes cidades. E a tendência é para se manter. Se, há uns anos, a ideia de comprar um imóvel funcionava em pleno para fugir aos valores elevados que eram cobrados no mercado de arrendamento, esse cenário mudou entretanto e, como tal, prepare-se para enfrentar preços altos em qualquer uma das situações.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1285 euros por metro quadrado no mês de dezembro, o que representa o aumento de 1% face a novembro.

E nem com a pandemia os preços desceram, como seria esperado. A justificação para o crescimento de preços, é simples: “Os preços são essencialmente resultado dos fluxos de oferta e procura, estes neste período também não tiveram alterações significativas pelo que os preços mostraram grande robustez e tendência de crescimento”, chegou ao dizer ao i, Paulo Caiado, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). Resultado: os preços sobem.

E essa balança desequilibrada acaba por afetar também quem procura um imóvel para arrendar.

Mas há outros fatores como, por exemplo, o facto de o mercado de arrendamento ser muito pouco competitivo e em algumas zonas do país quase inexistente, “quase que forçando a que opção de compra seja a única opção, pressionando ainda mais os preços pela via do aumento da procura”, diz a Remax.

E lembra ainda que, recentemente, o forte aumento dos preços dos materiais de construção implicou um aumento dos custos de produção, o que contribuiu para um aumento dos preços dos imóveis colocados no mercado. “Se a estes fatores somarmos outros, como a tradicional propensão cultural dos portugueses para a aquisição em detrimento do arrendamento, conclui-se que são várias as justificações, quer por via da oferta, quer por via da procura que explicam as subidas. Estas subidas são, afinal, ajustamentos naturais entre as duas partes do mercado, assim como resultado da conjuntura económica e financeira que se vive”.

E atenção, o mercado do arrendamento não estará em altas neste momento. Do lado da Century 21, o CEO Ricardo Sousa diz ser “expectável que continue a existir uma escassez acentuada de oferta de soluções habitacionais de arrendamento e que os preços continuem condicionados pela capacidade económica dos jovens e das famílias que recorrem a esta opção”.

Já Rui Torga, CEO da ERA é claro: “O mercado de arrendamento continua a não satisfazer as necessidades habitacionais dos portugueses a médio e longo prazo, uma vez que se trata de um investimento a fundo perdido”.

A par do valor, há que contar também com a questão psicológica. Muitos portugueses valorizam a segurança da compra: findo o contrato de crédito, há a garantia de que a casa passa para as suas mãos. Já no arrendamento, apesar dos direitos de renovação, o inquilino pode, um dia, ser convidado a sair pelo senhorio. Além disso, por mais rendas que pague, nunca será proprietário do imóvel.

Há ainda que ter outros fatores em consideração. Por exemplo, o arrendamento pode ser a solução ideal para quem está em início de carreira, pretende sair de casa dos pais ou não tem rendimentos para comprar. Também a mobilidade é apontada como uma das vantagens desta opção. Ou seja, ela permite mudar de casa com facilidade dada a duração dos contratos, e não precisa de esperar por um bom negócio para vender, como ocorre com os proprietários.

Há outros critérios a ter em conta para tomar a melhor decisão. No caso do arrendamento, precisa de pagar a renda mensalmente – inicialmente, terá de pagar uma renda como adiantamento, que serve de caução – e o valor das obras, consoante o que for acordado com o senhorio. Já no caso da compra terá, na maioria dos casos, de recorrer a um empréstimo bancário e, geralmente, as instituições financeiras não concedem empréstimos pelo valor total de compra ou avaliação.

Já para quem tem dinheiro extra, a compra de uma segunda casa pode ser vista como uma boa alternativa de investimento face aos tradicionais produtos de poupança. A contribuir para esta tendência estão as taxas de juro dos depósitos e de outro tipo de produtos de poupança, que são pouco atrativas, gerando a necessidade de se encontrar outras opções.

Pergunta & Resposta: Arrendamento – Direitos e deveres das duas partes

Os inquilinos são obrigados a pagar as despesas de condomínio? Só terão de pagar a renda – atualizada todos os anos. As despesas como quotas de condomínio e obras de manutenção são da responsabilidade do senhorio. Mas o contrato a celebrar pode prever exceções.

O inquilino quer sair da casa. É possível terminar o contrato antes do prazo? É, desde que tenham decorrido pelo menos seis meses de contrato. Deverá também comunicar ao senhorio, por escrito, com 120 dias de antecedência. Se sair antes, terá de pagar as rendas correspondentes ao período de pré-aviso em falta.

Quais são as obrigações do proprietário? Deve executar as obras de conservação necessárias, exceto se o contrato disser o contrário.

O arrendamento pode transmitir-se a outra pessoa? O arrendamento mantém-se para além 
da morte do arrendatário, devendo esta situação ser comunicada ao senhorio, por carta registada e com aviso de receção. A falta de comunicação obriga a pessoa que tem direito à transmissão a indemnizar o senhorio 
por danos decorrentes daomissão. Em caso de divórcio ou separação de pessoas e bens, se o arrendamento incidir sobre a casa de morada da família, o seu destino pode ser decidido por acordo entre os cônjuges ou pelo tribunal. 

Qual a duração de um contrato? As partes podem estipular um prazo certo ou prever que este tenha uma duração indeterminada. Se for omisso nesse ponto, o contrato considera-se por duração indeterminada. 

Pergunta & Resposta: Compra – Cuidados na escolha do empréstimo

Que cuidados devo ter na escolha do banco? Em primeiro lugar, deve contactar o seu banco: faça valer a sua posição e negoceie. Deve ainda fazer várias simulações para diferentes prazos. Tenha sempre em conta as condições de financiamento, as comissões, os seguros e os impostos legais. Além da simulação para uma subida de 1% e 2% da taxa de juro, peça também cálculos para subidas na ordem dos 3% ou 4%. Deste modo fica com uma ideia do pior cenário possível. Se concluir que o esforço para suportar a prestação é considerável, faça nova simulação para um prazo mais alargado. Contudo, quanto mais longo for o prazo, mais caro fica o empréstimo.

Quais são os principais encargos? Prepare-se para uma série de encargos iniciais, que variam de banco para banco. É o caso de comissões de análise ou de estudoe de abertura de processo (a terminologia varia). 
Muitas vezes, estas comissões incluem despesas de avaliação. O banco exige sempre um relatório com 
a avaliação do imóvel, realizado por um técnico. Conte também com o pagamento do imposto municipal sobre imóveis (IMI) e o imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT). Outras despesas a ter em consideração dizem respeito aos trabalhos de solicitadoria que muitas vezes são disponibilizados pelos bancos, por exemplo, procedimentos burocráticos na conservatória do Registo Predial, serviço de Finanças 
e cartórios, entre outros.

Quais os seguros exigidos? Precisa de subscrever um seguro de vida, que inclui coberturas de morte e invalidez, com capital idêntico ao valor do empréstimo, para garantir a liquidação da dívida caso o titular fique incapacitado para trabalhar ou venha a falecer. Precisa também de um seguro multirriscos habitação. 

Prós e contras a ter em conta

Compra
•  No fim do empréstimo, a casa é sua
•  Pode fazer obras sempre que desejar
•  Nalguns casos, a prestação a pagar ao banco é mais baixa que o valor da renda
•  Ao contrário do que acontecia, o banco deixou de emprestar o valor a 100%. Agora, ele ronda os 80%
•  onte com valores extra, tanto na compra como em encargos anuais

Arrendamento
•  Precisa de pagar apenas as rendas. No momento da entrada terá de pagar uma caução
•  Mobilidade facilitada
•  Pode ser convidado a sair a qualquer momento 
•  Precisa de autorização do senhorio para fazer obras
•  Nunca será dono do imóvel