Modalidade Casa Aberta para maiores de 18 anos em Lisboa

Autarquia adiantou a informação através da rede social Twitter. 

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou esta terça-feira que todos utentes com mais de 18 anos já podem aceder à modalidade "Casa Aberta" para a vacinação de reforço contra à covid-19.

Assim sendo, todos aqueles que têm uma idade superior a 18 anos podem receber a dose de reforço sem ser necessário um agendamento prévio, no centro de vacinação da FIL. 

Esta modalidade inclui também os estrangeiros que residam, trabalhem ou estudem em Lisboa, adiantou a autarquia no Twitter.

Recorde-se que a modalidade "Casa Aberta" estava já disponível para maiores de 40 anos, assim como para os maiores de 18 anos vacinados com Janssen há mais de 90 dias.

Entre 24 a 30 de janeiro, foram administradas 34.615 vacinas, tanto para a covid-19, como para a gripe, nos dois centros de vacinação da capital portuguesa, segundo dados da Proteção Civil de Lisboa. A entidade adianta que, na FIL, registou-se um total de 29.679 inoculações, 29.257 das quais da vacina contra a covid-19, e 4.936 no centro de vacinação da Ajuda, entre as quais 4.785 atribuídas às vacinas contra o SARS-CoV-2.

Recorde-se que, para ser inoculado com a dose de reforço, deverá ter concluído a vacinação primária há, pelo menos, 150 dias, exceto se tiver sido vacinado com a dose da Janssen, cujo intervalo de espera é de 90 dias. Também é necessário que não tenha sido infetado nos últimos 150 dias.

A nível nacional, está disponível o autoagendamento da dose de reforço para quem tenha idade igual ou superior a 18 anos, assim como para a vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos, nos dias 5 e 6 de fevereiro.