Nove detidos em Viseu por vários roubos com recurso à violência

Além das detenções, a GNR procedeu à apreensão de cinco viaturas, duas pistolas 6,35 mm, um bastão artesanal, diversos artigos de roupa, 15 telemóveis, dois tablets, uma arma branca, cartões de crédito e de débito.

Oito homens e uma mulher foram, na manhã desta quarta-feira, detidos durante uma operação nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, roubo e burlas.

O grupo, com idades compreendidas entre os 26 e os 52 anos, dedicava-se a roubos com recurso à violência, sendo que já tinha antecedentes criminais e estava a criar um sentimento de insegurança na população local. 

De seguida, através de ameaças e agressões, "o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, joias e relógios", explicou, em comunicado, a GNR que adiantou também que o grupo era suspeito da prática de cerca de doze crimes, com agressões físicas contra quatro idosos.

No seguimento da investigação foi dado cumprimento a nove mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, 11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos, o que resultou na detenção dos suspeitos e na apreensão de cinco viaturas, duas pistolas 6,35 mm, um bastão artesanal, diversos artigos de roupa, 15 telemóveis, dois tablets, uma arma branca, cartões de crédito e de débito.

Segundo o Comando Territorial da GNR de Viseu, os detidos vão ser presentes amanhã, dia 3, ao Tribunal Judicial de Viseu.

Na operação estiveram empenhados 70 militares das valências territoriais, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública.