Realizado em Coimbra primeiro transplante hepático a doente com covid-19

Num comunicado enviado à agência Lusa, pode ler-se que a “decisão de transplantar esta doente fundamentou-se no grau de urgência e no conhecimento científico internacional disponível”.

Foi realizado no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) o primeiro transplante hepático em doente covid-19 positivo, numa doente com falência hepática aguda.

Num comunicado enviado à agência Lusa, pode ler-se que a “decisão de transplantar esta doente fundamentou-se no grau de urgência e no conhecimento científico internacional disponível”, encontrando-se já o utente "clinicamente estável e com boa evolução até à data”.

O transplante “decorreu sem incidentes e só foi possível graças à inexcedível colaboração da Força Aérea Portuguesa, do INEM e da conjugação do esforço de diversos serviços do CHUC, dos quais se destaca o Serviço de Medicina Intensiva e o Centro de Referência de Transplantação Hepática de Adultos”.

“Desde o início da pandemia de covid-19, tem havido um enorme esforço do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e de toda a rede nacional de Coordenação de Colheita e Transplantação para dar resposta às necessidades dos doentes a aguardar transplante, com especial atenção às situações mais urgentes”, avançava a mesma nota.