Bebiana Cunha afirma que André Silva não tem autoridade para criticar direção do PAN

Bebiana Cunha afirmou que André Silva não tinha autoridade para censurar Inês Sousa Real, acusando-o de falta de memória e desonestidade pelo modo como lidou com o PS enquanto esteve à frente do partido e foi deputado.

O ex-dirigente do PAN André Silva criticou esta sexta-feira os resultados obtidos por Inês de Sousa Real e pelo partido nas últimas eleições legislativas. Em resposta ao antigo deputado, Bebiana Cunha afirmou que André Silva não tinha autoridade para censurar Inês Sousa Real, acusando-o de falta de memória e desonestidade pelo modo como lidou com o PS enquanto esteve à frente do partido e foi deputado.

"Não está aqui a haver honestidade da parte dele. Há aqui uma colagem prévia e da qual ele tem claramente responsabilidade. Aliás, se virmos aquilo que foram as votações durante o seu mandato de deputado único foi quando o PAN votou favoravelmente orçamentos do Partido Socialista e cuja votação a favor não se registou sequer nesta última legislatura que tivemos. Aliás, a sua oposição ao Governo ficou marcada por não ter uma única crítica a fazer ao Governo, de 2015 a 2019, quando questionado, numa entrevista ao Expresso nas eleições legislativas de 2019, sobre qual era a principal crítica que apontava a António Costa. Respondeu nenhuma", delcarou à TSF Bebiana Cunha.

A dirigente do PAN considera que André Silva abandonou o partido no verão e recusou "vir a jogo" e dar contributos para a estratégia que agora critica, afirmando ainda que o ex-porta-voz do partido não tem autoridade para criticar a atual direção, a reboque do resultado nas legislativas.

"Aquilo que escolhe fazer é vir apontar o dedo publicamente quando internamente decidiu não ajudar o partido nem sequer apresentar a sua estratégia para as eleições que iríamos ter em mãos, quer as autárquicas quer as legislativas. Portanto, só posso concluir que se quisesse ajudar o partido tinha combinado com a direção uma estratégia para o efeito e não estaria aqui a ingerir", acrescentou a dirigente do PAN.

Sobre a disponibilidade expressa por André Silva para regressar ao partido desde que os militantes escolham uma nova liderança, Bebiana Cunha afirmou que o importante é criar condições para que Inês Sousa Real concretize, enquanto deputada, os compromissos assumidos com o eleitorado que a elegeu.

As declarações de Bebiana Cunha vêm depois de, num artigo publicado no jornal Público, André SIlva ter afirmado que o resultado do PAN nas eleições foi um desastre, justificado por uma "postura errática" e "ineficácia da mensagem política". Apontou ainda um erro duplo à atual liderança do PAN, que primeiro se comportou como "afilhado" do PS nas autárquicas e depois "passou a porta-estandarte do OE", ao mesmo tempo que "queria dançar com o PSD".