Terroristas matam três pessoas e roubam comida em Moçambique

Localidade de Nambedo está sob ataque desde 2017.

Grupos armados mataram três pessoas e queimaram casas durante a madrugada desde domingo numa povoação de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, adiantou uma fonte local à agência Lusa.

A mesmas fonte adianta que a ocorrência se deu na localidade de Nambedo, no distrito de Nagade, sendo que desde 2017 que grupos armados atacam esta província e há sete meses que estão a ser alvo de uma ofensiva militar internacional.

A população de Nambedo fugiu e os agressores saquearam comida, o que leva os moradores a dizer que os membros dos grupos armados rebeldes "estão com fome".

Já não é a primeira vez que os ataques e os roubos de comida acontecem.

O distrito de Nangade está entre duas partes distintas de Cabo Delgado: a nascente faz fronteira com Palma e Mocímboa da Praia, palco dos principais confrontos, e do lado poente com Mueda, que tem servido de refúgio para milhares de deslocados.

À medida que a ofensiva apoiada pelo Ruanda e Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) avança, suspeita-se que também os rebeldes fogem para distritos e províncias vizinhas, dando origem a ataques pontuais contra povoações.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Recorde-se que este conflito já provocou mais de 3.100 mortes, de acordo com o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 859 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.