Obra comprada por 26 euros em venda de garagem vale afinal 8,7 milhões

A obra renascentista adquirida em 2017, durante uma venda de garagem de um arquiteto, por apenas 30 dólares, o equivalente a 26 euros, é afinal muito mais valiosa do que aquilo que se pensava.

Há cinco anos, o desenho que se acredita ser do pintor renascentista alemão Albrecht Dürer, foi comprado numa venda de garagem por apenas 30 dólares, o equivalente a 26 euros. Contudo, depois de inúmeras investigações que envolveram milhares de especialistas, concluiu-se que este se trata de uma obra original do autor e, por isso, poderá valer mais de 10 milhões de dólares, o equivalente a 8,7 milhões de euros. 

Em declarações à CNN, o consultor da galeria onde o quadro se encontra atualmente, a Agnews Gallery, em Londres, indicou que encontrou a obra de arte, por acidente, numa livraria de Massachusetts, em 2019. 

Segundo Clifford Schorer, este estava a comprar um presente para uma festa, quando o dono do estabelecimento lhe solicitou que analisasse o quadro que um amigo tinha comprado numa venda de garagem.

Apesar de algumas dúvidas, o consultor de arte e professor universitário aceitou em observar o quadro e acabou por concluir que este se tratava de um original. Depois disso, viajou pelo mundo em busca de respostas dos mais diversos especialistas, até que em Londres, no British Museum, a obra foi avaliada por especialistas neste autor, que consideram que vale agora mais de 10 milhões de dólares, o equivalente a 8.7 milhões de euros.

Albrecht Dürer é uma das principais figuras do renascimento alemão e europeu do século XVI. 

O desenho agora redescoberto, é intitulado 'The Virgin and Child', em português, 'A Virgem e o Menino'.