Identificado surto de gripe aviária em Torres Vedras

Risco de transposição do vírus para seres humanos é “baixo”, mas há possibilidade de infeção, diz autarquia. 

Um foco de gripe das aves foi esta terça-feira detetado numa exploração de perus e frangos de A-dos-Cunhados, freguesia do concelho de Torres Vedras, informou o município do distrito de Lisboa.

“O risco para a saúde humana encontra-se limitado às pessoas que trabalham na exploração onde foram identificados os casos, pela continuidade de contacto com um elevado número de animais doentes”, disse a autarquia, em comunicado.

Apesar de o risco de transposição do vírus para seres humanos ser "baixo", há possibilidade de infeção "quando há exposição continuada e associada à manipulação dos animais ou dos resíduos produzidos”. Devido a isso, “as pessoas expostas e com risco já se encontram em vigilância”.

 A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), tendo em conta a transmissão da doença entre aves e a sua elevada mortalidade,determinou que as aves de capoeira e em cativeiro — incluindo as caseiras — deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos, para "impedir o seu contacto com aves selvagens”.

A DGAV definiu ainda uma zona de proteção e uma zona de vigilância, com medidas direcionadas aos estabelecimentos aí localizados.