Mais de 220 imigrantes resgatados no Mediterrâneo nos últimos dois dias

Dados no Ministério do Interior de Itália indicam que, desde o início do ano até 11 de fevereiro, 3.155 imigrantes desembarcaram na Itália, mais mil do que no mesmo período do ano passado.

Mais de 220 migrantes, entre os quais vários menores, foram resgatados nos últimos dois dias no Meditterâneo pela organização SOS Méditerranée, indicou este domingo aquela organização não-governamental (ONG).

A SOS Méditerranée intercetou na manhã de hoje um barco de madeira com 22 pessoas, incluindo seis menores, "em risco muito elevado" de naufragar na zona de busca e salvamento de Malta e, pouco tempo depois, voltou a salvar 25 imigrantes que viajavam numa outra embarcação na mesma zona.

Já na noite de sábado foram resgatados 88 migrantes, 27 dos quais eram-menores, um deles recém-nascido, que estavam a bordo de um barco de madeira na área de busca e salvamento sob jurisdição da Líbia.

Segundo a ONG, o alarme foi lançado pelo "Alarm Phone", um serviço telefónico para imigrantes, que alerta sobre possíveis naufrágios, sendo que, quando o navio da SOS Méditerranée chegou ao local, já tinham sido emitidos dois pedidos de socorro por uma aeronave de vigilância europeia.

Ainda no sábado, o navio desta a ONG salvou no Mediterrâneo outros 93 imigrantes, 16 dos quais menores que não estavam acompanhados por adultos. 

Os 228 imigrantes resgatados por esta ONG foram acolhidos pelas equipas da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

O fluxo migratório do norte da África para o sul da Europa, especificamente para as costas de Itália e Malta, está a aumentar. Dados no Ministério do Interior de Itália indicam que, desde o início do ano até 11 de fevereiro, 3.155 imigrantes desembarcaram na Itália, mais mil do que no mesmo período do ano passado.

Também no sábado 94 imigrantes foram resgatados perto da costa de Lampedusa, a ilha mais meridional de Itália, por agentes da Guarda Costeira.

Em Espanha, na Gran Canaria, foram esta madrugada resgatados 41 imigrantes que estavam a bordo de um pequeno barco, informou a Cruz Vermelha, adiantando ainda que estes migrantes foram resgatados pelo pessoal do Resgate Marítimo e voluntários desta organização humanitária deslocaram-se ao cais onde desembarcaram os imigrantes para oferecer comida e roupa.