China censura cenas da série ‘Friends’

Os fãs estão revoltados com o facto de as plataformas de streaming terem ocultado várias partes da história com referências à homossexualidade.

Depois de terem retirado algumas cenas com conteúdo LGBTQ+ da conhecida série americana 'Friends', várias plataformas de streaming da China estão a ser acusadas de censura. 

As plataformas em questão começaram a exibir a série na sexta-feira. Contudo, os fãs perceberam que a história de uma personagem lésbica acabou por ficar de fora  no segundo episódio da primeira temporada.

Em causa estão as cenas que envolvem a ex-mulher de Ross, Carol, que se assume lésbica logo no início da série. Além disso, há também cenas “apagadas” ou mal traduzidas com o objetivo de evitar referências ao sexo ou à homossexualidade. 

Ao se aperceberem do sucedido, os fãs da produção acabaram por invadir a rede social Weibo com milhões de comentários e críticas. Mas até agora, ainda não foi apresentada qualquer razão para o corte das cenas, já que nenhuma plataforma respondeu às acusações. 

Apesar da série ser muito popular na China, tendo sido disponibilizada online e em DVD na sua versão original, em 2020, o governo ordenou evitar cenas que mostrassem momentos, considerados como "aberrações".