Costa vai participar em Cimeira entre União Europeia e União Africana em Bruxelas

Cimeira acontecerá quinta e sexta-feira desta semana.

Costa vai participar em Cimeira entre União Europeia e União Africana em Bruxelas

O primeiro-ministro vai participar no final desta semana na VI Cimeira entre a União Europeia (UE) e a União Africana (UA), em Bruxelas. António Costa vai marcar presença na conferência quinta e sexta-feira sendo que, no último dia, vai copresidir a um painel temático sobre educação, cultura, formação profissional, migrações e mobilidade.

Segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, a Cimeira contará com a presença de chefes de Estado ou de Governo dos países pertencentes às duas organizações, e terá mesas-redondas temáticas, cada uma com a duração de duas horas.

Estas serão presididas por dois países da UE e dois países da UA e serão dedicadas aos temas do financiamento para o crescimento sustentável e inclusivo; alterações climáticas e transição energética, digital e transportes; paz, segurança e governação; apoio ao setor privado e integração económica; educação, cultura, formação profissional, migração e mobilidade.

António Costa vai copresidir a este último debate no qual vão participar como oradores externos o diretor-geral da Organização Internacional para Migrações, António Vitorino, e a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia, Louise Mushikiwabo.

Em debate, durante a cimeira entre a União Europeia e a União Africana, de acordo com a nota do Governo português, estarão também temas como a agricultura e desenvolvimento sustentável; e os sistemas de saúde e produção de vacinas.

Durante os dois dias de presença em Bruxelas, o primeiro-ministro fará ainda uma intervenção na mesa da temática sobre "Paz, segurança e governança", na qual estarão igualmente presentes o alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, e o comissário de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da UA, Bankole Adeoye.

A cerimónia de abertura da VI Cimeira União Europeia e União Africana terá lugar ao início da tarde de quinta-feira e o começo das sessões temáticas estão previstas para as 16h00 (hora local, 15h00 em Lisboa).

No final do dia haverá um jantar no Museu de Belas Artes entre os chefes de Estado e de Governo participantes na cimeira.

Na sexta-feira, a cerimónia de encerramento está prevista para as 12h15 de Bruxelas.