Invalidados milhares de batizados depois de padre dizer mal oração durante 20 anos

Pessoas que realizaram outros sacramentos após o batismo terão de os fazer novamente.

Andrés Arango, um padre católico de Phoenix, nos EUA, batizou durante 20 anos milhares de pessoas de forma incorreta, o que significa que todos os sacramentos feitos por si estão oficialmente inválidos. 

Em causa está esta frase: "Nós vos batizamos em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". A palavra "nós" nesta frase durante um batismo está incorreta. Arango renunciou ao cargo depois de ter sido aberta uma investigação da igreja, segundo disse o bispo Thomas Olmsted, da Diocese de Phoenix, de acordo com a CNN. O bispo explica que a forma correta seria: "Eu batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". 

"O problema de usar 'nós' é que não é a comunidade que batiza uma pessoa, mas sim Cristo, e somente Ele, que preside a todos os sacramentos, então é Cristo Jesus quem batiza", escreveu Olmsted numa mensagem aos paroquianos publicada no mês de janeiro. 

As pessoas que realizaram outros sacramentos após o batismo terão de os fazer novamente, sendo que o batismo é o primeiro dos sacramentos e todos os outros que vêm depois não serão considerados.