Scotland Yard investiga fundação do príncipe Carlos por suspeitas de corrupção

Não foram realizadas detenções nem interrogatórios.

A Polícia Metropolitana de Londres está a investigar a The Princes’s Foundation, do príncipe Carlos, por suspeitas de corrupção. Em causa estarão alegadas doações em troca de favorecimentos na atribuição de títulos e condecorações.

Em comunicado, a Scotland Yard explica que foi aberta “uma investigação sobre alegações de ofensas à Honor Act de 1925” – lei das distinções – “após a análise de uma carta em setembro de 2021, relacionada com uma informação na comunicação social na qual se afirmava que foram feitas propostas de ajuda para a atribuição de distinções ou cidadania a um cidadão saudita”.

Em causa estarão suspeitas de que o bilionário Mahfouz Marei Mubarak bin Mahfouz pagou a intermediários ligados ao príncipe Carlos para conseguir condecorações.

A The Princes’s Foundation já forneceu documentação às autoridades, que foi analisada “juntamente com a informação já existente”.

“A análise determinou que se abrirá uma investigação. Não foram realizadas detenções nem interrogatórios”, informa ainda a nota.