Venezuela manifesta apoio irrestrito à Rússia

“Queremos, em nome do Presidente Nicolás Maduro e do nosso povo, expressar todo o nosso apoio irrestrito ao povo da Rússia, à Federação de Rússia e muito especialmente ao Presidente Vladimir Putin”, disse o ministro venezuelano do Petróleo e também vice-presidente da Economia da Venezuela, Tareck El Aissami.

A Venezuela expressou esta quarta-feira o seu "apoio irrestrito" à Rússia, país com o qual o governo de Nicolás Maduro quer "fortalecer as relações" bilaterais, numa altura de tensão extrema entre Washington, Moscovo e Ucrânia.

A posição da Venezuela foi tornada pública através da televisão estatal, durante uma reunião da Comissão Intergovernamental de Alto Nível Rússia Venezuela, que decorre em Caracas, que também contou com a presença do vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Ivanovich Borisov, que classificou a Venezuela como "um sócio estratégico da Rússia na América Latina e no mundo em geral".

"Queremos, em nome do Presidente Nicolás Maduro e do nosso povo, expressar todo o nosso apoio irrestrito ao povo da Rússia, à Federação de Rússia e muito especialmente ao Presidente Vladimir Putin", disse o ministro venezuelano do Petróleo e também vice-presidente da Economia da Venezuela, Tareck El Aissami, que sublinhou ainda, sem mencionar o conflito na Ucrânia, que "a Rússia faz parte do novo, é um país, um polo de desenvolvimento emergente no âmbito internacional, uma grande potência de paz, que pôs ao serviço da humanidade o seu desenvolvimento científico, tecnológico, industrial e energético".

"(…) É símbolo de irmandade com o mundo e por isso desde a Venezuela ratificamos todo o nosso apoio e vamos a continuar fortalecendo esta relação", disse Tareck El Aissami, afirmando que no próximo mês de dezembro aquela comissão bilateral vai assinalar o 20.º aniversário da sua ativação. 

"Valorizamos muito o caráter dos nossos aliados, da nossa coordenação na comunidade internacional e o diálogo de confiança a nível político, na situação de crescente instabilidade, e a cooperação entre os nossos países é mais importante do que nunca", disse o político russo.

Yuri Ivanovich Borisov afirmou que a cooperação entre Rússia e Venezuela está num momento crucial e Moscovo vai apoiar novas iniciativas bilaterais, entre elas o reforço do intercâmbio comercial que aumentou 50%  em relação ao ano passado.

Venezuela agradeceu a solidariedade da Rússia nas temáticas das vacinas contra a covid-19 e nas sanções internacionais impostas contra Caracas. "É a Rússia, o povo russo quem se solidarizou e garantiu o subministro de medicamentos e outro tipo de apoio perante o bloqueio criminoso do Governo dos Estados Unidos", disse Tareck El Aissami.