Navio que transportava carros da Volkswagen continua em chamas e à deriva ao largo da ilha do Faial

O navio mercante emitiu, na quarta-feira de manhã, um alerta por ter “fogo ativo no porão de carga”. Os 22 tripulantes a bordo do navio foram resgatados com vida. Não existe risco de afundamento nem de poluição. 

O navio Felicity Ace, que partiu de Emden, na Alemanha, e se incendiou na quarta-feira ao largo do Faial, nos Açores, continua em chamas e à deriva, no entanto sem a possibilidade de causar qualquer foco de poluição, informou o porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional. 

"De acordo com as últimas informações, o navio ainda está a arder e à deriva ao largo do Faial, mas não foram registados focos de poluição e nem temos indicação de risco de afundamento", indicou o comandante José Sousa Luís à agência Lusa. 

O navio, que transportava automóveis do grupo Volkswagen com destino ao estado norte-americano de Rhode Island, segundo a agência Associated Press (AP), está a ser acompanhado pelo NRP Setúbal, que está a monitorizar a situação, adiantou o comandante. 

Os 22 tripulantes a bordo do navio mercante foram resgatados com vida, tendo sido "transportados para o aeroporto da Horta por uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa", explicou a Marinha, esta quarta-feira, ao acrescentar que não foi necessária assistência médica, pelo que os tripulantes foram "encaminhados para uma unidade hoteleira local".

A forma como será executado o reboque da embarcação ainda está a ser estudado, disse o comandante. "O armador do navio Felicity Ace está em contacto com o agente logístico no sentido de ser delineado plano de reboque do navio", segundo a Marinha.

O Grupo Volkswagen, em comunicado à AP, escusou-se a dar informações sobre eventuais consequências que o incidente pode trazer aos clientes ou para a empresa.

O navio mercante emitiu, na quarta-feira de manhã, um alerta por ter "fogo ativo no porão de carga". O "Felicity Ace", com bandeira do Panamá, navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores, quando foi dado o alerta.