Cerca de 1.400 condutores multados por uso do telemóvel ao volante

Foram fiscalizados, no total, presencialmente 51.112 veículos e registadas 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao uso do telemóvel durante a condução.

Cerca de 1.400 pessoas foram multados por estar a utilizar o telemóvel enquanto conduziam, no seguimento de uma campanha que decorreu na semana passada, que fiscalizou mais de 51.000 veículos.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lembram, em comunicado, que a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que decorreu entre os dias 15 e 21 deste mês, em todo o território nacional, pretendeu alertar os condutores para as “graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução”. De notar que a campanha contou, pela primeira vez, com a participação dos serviços das administrações regionais das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Durante a campanha, as autoridades quiseram passar várias mensagens de sensabilização, tal como a consequência de que os condutores que usam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reagir. 

Foram fiscalizados, no total, presencialmente 51.112 veículos e registadas 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao uso do telemóvel durante a condução. As autoridades registaram ainda  2.178 acidentes, de que resultaram 11 vítimas mortais, 30 feridos graves e 618 feridos leves.

As 11 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades entre 19 e 83 anos, e os acidentes ocorreram nos distritos de Braga, Leiria, Lisboa, Viseu, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja. Destes acidentes com vítimas mortais, oito foram despistes.

Verificaram-se mais  817 acidentes do que o mesmo período homólogo de 2021, mais seis vítimas mortais, mais cinco feridos graves e mais 219 feridos leves.