Clientes de gás natural vão sentir aumento “inevitável”, diz ministro do Ambiente

Garantia foi dada por Matos Fernandes face à tensão Rússia/Ucrânia.

Clientes de gás natural vão sentir aumento “inevitável”, diz ministro do Ambiente

Para o ministro do Ambiente não há margem para dúvidas: quem consome diretamente gás natural vai sentir aumento “inevitável” dos preços, devido à situação na Ucrânia, que levou a Alemanha a suspender a certificação do Nord Stream 2, para transporte de gás russo. “Portugal não fixa esse preço. É o preço de uma commodity [matéria-prima], que é fixado a nível mundial”, disse aos jornalistas João Matos Fernandes.

Ainda que cerca de 35% da eletricidade em Portugal seja gerada a partir de gás natural, o governante lembrou que se trata de um aumento de preço na origem que não significa um aumento para os consumidores. “Quem está no mercado regulado não vai sentir esse aumento, mas sobretudo os produtores industriais, apesar do esforço que o Governo fez para que quase não tivesse havido aumentos, reconhecidamente têm contratos mais curtos e, portanto, esse risco [de aumento dos preços] existe”. 

De acordo com Matos Fernandes, uma das formas de se proteger a independência energética é a aposta nas energias renováveis, lembrando que, em 2021, Portugal conseguiu mais 700 megawatts de energias renováveis, “mais do que aquilo que a central do Pego produzia”.

Recorde-se que na terça-feira, a Alemanha tomou medidas para interromper o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, para distribuição de gás natural russo na Europa. O executivo alemão está a tomar medidas para responder às ações de Moscovo na Ucrânia e, segundo o chanceler alemão, Olaf Scholz, aos jornalistas “sem aquela certificação, o Nord Stream 2 não pode ser colocado em funcionamento”.

A União Europeia depende fortemente das importações de gás natural, que é o segundo combustível mais utilizado nos 27 Estados-membros, a seguir ao petróleo e derivados, sendo a Rússia o maior exportador.