DGS aponta dia 3 de abril como data para levantar todas as restrições contra a covid-19

Note-se que, no último conselho de ministro, a ministra da Presidência indicou que o Governo vai seguir o critério definido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças para o levantamento de todas as restrições: Portugal deve atingir o limiar de 20 mortes por milhão de habitantes causadas pela covid-19 para conseguir aliviar as medidas instauradas. 

DGS aponta dia 3 de abril como data para levantar todas as restrições contra a covid-19

Portugal deverá levantar as restrições contra a covid-19 no dia 3 de abril, anunciou, esta quinta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

“É uma projeção, que pode sempre mudar”, disse Graça Freitas, à margem das Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral, em declarações transmitidas pela CNN Portugal.

Segundo a diretora-geral da Saúde, espera-se que seja ainda possível abandonar a utilização das máscaras nas escolas ainda este ano letivo. Esta medida deverá avançar simultaneamente em vários locais, tais como nos transportes públicos. 

Note-se que, no último conselho de ministro, a ministra da Presidência indicou que o Governo vai seguir o critério definido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças para o levantamento de todas as restrições: Portugal deve atingir o limiar de 20 mortes por milhão de habitantes causadas pela covid-19 para conseguir aliviar as medidas instauradas. 

Nos últimos dias, a Direção-Geral da Saúde tem estado a atualizar normas, que significam o levantamento, aos poucos e poucos, das medidas. Ontem, foi atualizada a norma 015/2020, que indica o fim da indicação de isolamento profilático dos contactos de alto risco de casos confirmados.

{relacionados}