Eurovisão permite participação da Rússia no festival

“O Festival Eurovisão da Canção [que se realizará em Itália] é um evento cultural não político”, lê-se num comunicado.

A rede ucraniana UA: PBC solicitou que a Rússia fosse expulsa do Festival Eurovisão da Canção por considerar ser "um porta-voz do Kremlin e uma ferramenta fundamental de propaganda política financiada com o orçamento do Estado russo". 

Contudo, o pedido não foi acedido, tendo a resposta sido enviada à emissora pública norte-americana NPR: "O Festival Eurovisão da Canção [que se realizará em Itália] é um evento cultural não político. No entanto, a EBU está preocupada com os acontecimentos na Ucrânia e continuará a monitorizar de perto a situação".

Na quinta-feira surgiram noticias de alguns cancelamentos desportivos, sendo que o encontro entre a Geórgia e a Rússia, da terceira jornada do Europe Championship 2022 de râguebi, foi adiado para "preservar a saúde e segurança de todos os jogadores funcionários", segundo a organização do torneio.

A Polónia, que deveria jogar na Rússia, e a Suécia e a República Checa, possíveis adversárias, apelaram à Federação Internacional de Futebol (FIFA) para que o 'play-off' do Mundial2022 não se dispute naquele país.

Já esta sexta-feira, a UEFA mudou a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo, na Rússia, para Paris, em França.