Ucrânia. Já deixaram o país mais de 422 mil pessoas

A Polónia, a Hungria, a Moldávia e a Roménia são os principais destinos deste fluxo de refugiados.

Ucrânia. Já deixaram o país mais de 422 mil pessoas

Já fugiram da Ucrânia devido à invasão russa, mais de 422 mil pessoas, às quais se somam mais de 100 mil deslocados internos pelo conflito, adiantou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A Polónia, a Hungria, a Moldávia e a Roménia são os principais destinos deste fluxo de refugiados, de acordo com o ACNUR na sua rede social Twitter. 

Tanto o ACNUR como o Governo ucraniano alertaram, na semana passada, para a possibilidade de o número de refugiados poder subir até cinco de milhões de pessoas, ou seja, quase um décimo da população da Ucrânia.

Desde o início dos ataques russos, na passada quinta-feira, que o alto comissariado da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, tem pedido aos países vizinhos da Ucrânia que "mantenham as suas fronteiras abertas para aqueles que procuram segurança e proteção".

A porta-voz do ACNUR no Reino Unido, Laura Padoan, disse, numa declaração divulgada no Twitter, que a agência da ONU está a verificar informações de que há ucranianos a serem impedidos de embarcar em comboios para fugir da ofensiva russa. 

Segundo o Governo ucraniano, desde o início da crise na Crimeia e em Donbass, em 2014, que já foram registados 1,5 milhões de refugiados internos no país.