Zelensky permite entrada sem visto de estrangeiros que queiram juntar-se às tropas ucranianas

O decreto de Presidente ucraniano vai entrar em vigor já esta terça-feira e permanecerá enquanto durar a lei marcial. De realçar também que a Ucrânia já tinha anunciado hoje que irá libertar os prisioneiros no país para combater os russos. Segundo Zelensky, esta será a forma de “expiarem os seus pecados”. 

Zelensky permite entrada sem visto de estrangeiros que queiram juntar-se às tropas ucranianas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, suspendeu temporariamente a exigência de vistos de entrada para qualquer estrangeiro, que esteja disposto a juntar-se ao exército ucraniano para lutar contra as tropas russas, noticiou a agência Associated Press.

O decreto de Zelensky vai entrar em vigor já esta terça-feira e permanecerá enquanto durar a lei marcial. De realçar também que a Ucrânia já tinha anunciado hoje que irá libertar os prisioneiros no país para combater os russos. Segundo Zelensky, esta será a forma de "expiarem os seus pecados". 

O pedido de voluntários estrangeiros surge depois de as forças russas lançarem ataques com rockets, que mataram “dezenas” de civis em Kharkiv e renovaram o ataque à capital Kiev.

De notar que estes apoios do exterior poderão chegar de Portugal. Segundo a SIC Notícias, um grupo de 20 ex-militares portugueses quer combater na Ucrânia contra as forças russas.

A vontade surgiu quando a Rússia arrancou com o conflito bélico. As imagens que chegavam da Ucrânia e as mensagens da Rússia ajudaram a tomar a decisão.

A idade dos elementos do grupo varia entre 42 e 54 anos. São todos portugueses, mas alguns vivem na Inglaterra e em França.

Já contactaram a embaixada da Ucrânia em Portugal, que lhes garante transporte e a incorporação na legião estrangeira ucraniana.