Pandemia em segundo plano? Graça Freitas diz que guerra não desfoca atenção sobre a covid-19

Mesmo fora do grande radar, a diretora-geral da Saúde disse que as pessoas continuam a tomar as medidas necessárias neste momento, acrescentando que as autoridades de saúde não estão “a abrandar essa vigilância”. 

Pandemia em segundo plano? Graça Freitas diz que guerra não desfoca atenção sobre a covid-19

A guerra na Ucrânia não está a travar a atenção das autoridades de saúde quanto à vigilância do vírus da covid-19, garantiu a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esta quarta-feira, sublinhando que é preciso estar atento à evolução da pandemia.

A partir do momento em que as tropas russas invadiram o território ucraniano, na madrugada da quinta-feira passada, a pandemia de covid-19 passou para segundo plano na comunicação social. 

Mesmo fora do grande radar, Graça Freitas disse que as pessoas continuam a tomar as medidas necessárias neste momento. 

"As pessoas têm um grande sentido de autopreservação própria e dos que lhes estão próximos e, portanto, a nossa responsabilidade é vigiar cada vez mais e de perto o vírus", sublinhou a diretora-geral da saúde, em entrevista à agência Lusa, assegurando que as autoridades de saúde não estão "a abrandar essa vigilância", porque há uma guerra: "São duas coisas infelizmente negativas, mas completamente distintas para os serviços de saúde, para quem vigia o vírus, quer a nível clínico, epidemiológico ou laboratorial".

A pandemia deixou de ter tanta visibilidade "porque há uma guerra", o que deixou todos "profundamente tristes", no entanto, "o vírus ignora completamente que há uma guerra e vai fazer o seu percurso", assinalou a responsável.

Para Graça Freitas, se existir algum sinal "de que o vírus está a constituir uma nova ameaça porque tem uma nova variante, com novas características", as pessoas irão ouvir as autoridades de saúde tal como "ouviram no passado" e "responderão certamente a esse alerta". 

{relacionados}