GNR apreende mais de 25 mil quilos de espadarte num porto de pesca em Viana do Castelo

Durante a ação de fiscalização, foram identificados dois homens. 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 25.752 quilos de espadarte, no porto de pesca da cidade de Viana do Castelo. 

Segundo um comunicado da GNR divulgado esta segunda-feira, os militares, durante uma ação de fiscalização, detetaram uma embarcação que não cumpriu "o limite de 5% legalmente fixado para a captura acessória do espadarte". 

"A pesca do espadarte é devidamente regulamentada, sendo a sua captura apenas admissível a título acessório e com uma percentagem limite do total de capturas a bordo", explica a GNR, que revela ainda que foram identificados dois homens de 56 e 57 anos, "tendo sido elaborados três autos de contraordenação por violação dos limites de captura, podendo o valor da coima ascender aos 37.500 euros para pessoa singular, e aos 125.000 euros para pessoa coletiva".

Os autos foram remetidos para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

 

"O pescado apreendido encontrava-se congelado, eviscerado e descabeçado, tendo sido aplicada medida substitutiva à apreensão, através de depósito do valor do pescado, pelo proprietário da embarcação", revela ainda o comunicado.