Obra de Cruzeiro Seixas leiloada em Londres por 17 mil euros

Uma obra do artista português Artur Cruzeiro Seixas foi arrematada na terça-feira num leilão de arte surrealista em Londres, por 14 mil libras, o equivalente a 17 mil euros, ou seja, o dobro da estimativa de base mais elevada. 

A casa leiloeira Bonhams havia estabelecido um intervalo de preço pré-venda entre as 5 mil e 7 libras, o equivalente a 6 mil e 8 mil euros para o desenho a guache e aguarela realizado em 1977 e apelidado ‘A noite sem fim”. Contudo, o valor final superou a estimativa, tendo sido arrematado por 14 mil libras, o equivalente a 17 mil euros. 

De acordo com a diretora de vendas da Bonhams, Ruth Woodbridge, “este foi o primeiro leilão internacional a oferecer o trabalho de Cruzeiro Seixas, normalmente comercializado em Portugal”.

O trabalho do artista, que faleceu em 2020, tem vindo a ganhar visibilidade, já tendo sido exposto em países como Espanha, França e Estados Unidos nos últimos anos.

Atualmente o artista integra a exposição coletiva do museu britânico Tate Modern ‘Surrealism Beyond Borders’ com a escultura ‘O seu olhar já não se dirige para a terra, mas tem os pés assentes nela’.

No leilão de 66 lotes estavam ainda outros três trabalhos do artista português, incluindo ‘Estudo para um desenho perdido’, um desenho a tinta-da-china realizado em Angola no ano de 1957 que foi arrematado por 7.650 libras, o euivalente a 9.226 euros. Uma obra sem título nem data que consiste numa colagem num envelope, vendida por 2.295 libras, o equivalente a 2.768 euros e outra obra, também sem título, de 2013, realizada em metal licitada por 1.275 libras, o equivalente a 1.538 euros. 

Além de Cruzeiro Seixas, no leilão constavam obras de Max Ernst, Salvador Dali, Yver Klein, André Breton ou Man Ray. 

A que atingiu o valor mais alto foi ‘Retrato de Arthur Rimbaud’, um dos poucos quadros a óleo de Valentine Hugo, arrematado por 1.042.750 libras, o equivalente a 1.258.000 euros.