Morreu homem que recebeu primeiro transplante de coração de porco, dois meses depois da operação

O processo experimental durou nove horas e substituiu o coração do homem pelo de um porco de 1 ano e 100 quilos, criado especificamente para este fim. 

Morreu esta quarta-feira o primeiro homem do mundo a receber um transplante de coração de porco, avança a AFP. David Bennet, de 57 anos, morreu dois meses depois de ter realizado a cirurgia. 

A cirurgia foi feita na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, nos primeiros dias de janeiro, e marcou a primeira vez que um porco geneticamente modificado foi usado como doador de órgãos.

O processo experimental durou nove horas e substituiu o coração do homem pelo de um porco de 1 ano e 100 quilos, criado especificamente para este fim. 

Depois de a operação se ter tornado conhecida mundialmente, o passado violento do homem veio também a público. Leslie Shumaker Downey, norte-americana, revelou no programa Today, da Radio 4, que Bennett tinha sido condenado por esfaquear o irmão dela, Edward Shumaker, deixando-o paralisado.

Ainda segundo Leslie, o crime ocorreu em abril de 1988, naquilo que terá sido um ataque de ciúmes. A mulher de Bennett ter-se-á sentado ao colo de Shumaker – que tinha 22 anos na altura – e foi esfaqueado sete vezes nas costas. Bennett, considerado culpado de agressão e porte de arma, foi condenado a dez anos de prisão.

Na altura, o Centro Médico da Universidade de Maryland afirmou que os crimes não desqualificam os pacientes.