Ucrânia. ONU aponta para 549 mortos e quase 1000 feridos

“A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis”, disse a agência da ONU.

Ucrânia. ONU aponta para 549 mortos e quase 1000 feridos

A guerra na Ucrânia provocou até quarta-feira, pelo menos, 549 mortos e 957 feridos entre a população civil, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro, o dia em que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia, e as 00h00 de quarta-feira (hora local), correspondendo a 14 dias de combates.

A agência da ONU para os direitos humanos acredita que os números reais de baixas civis "são consideravelmente mais elevados, especialmente em território controlado pelo Governo" ucraniano, mas sujeito à ofensiva russa.

"A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis", disse a agência da ONU.

O ACNUDH referiu ainda que "a receção de informações de alguns locais onde têm ocorrido hostilidades intensas tem sido adiada e muitos relatórios ainda estão pendentes de corroboração".

A agência liderada pela ex-Presidente chilena Michelle Bachelet adiantou também que as cidades de Volnovakha, Mariupol e Izium, "onde há alegações de centenas de baixas civis", não estão incluídas nos números divulgados hoje.

Além das baixas civis registadas pela ONU, a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 15.º dia, provocou um número por determinar de baixas militares.

Na sequência da invasão, mais de 2,3 milhões de pessoas fugiram para países vizinhos, na crise de refugiados com crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).