Rui Rio afirma que votar em André Ventura “é um voto perdido”

A declaração surgiu depois de o líder do PSD dizer que não tem a confirmação de que membros das estruturas do seu partido em França tenham participado num jantar do Chega no fim de semana nos arredores de Paris. 

Rui Rio afirma que votar em André Ventura “é um voto perdido”

O Presidente do PSD, Rui Rio, disse, esta quinta-feira, que não tem a confirmação de que membros das estruturas do seu partido em França tenham participado num jantar do Chega no fim de semana nos arredores de Paris, ao salientar que o voto no partido de André Ventura "é um voto perdido".

O líder do Chega disse à agência Lusa que, no domingo, esteve reunido com vários membros e simpatizantes do partido num jantar de campanha, junto das comunidades portuguesas em França. 

"Eu tive oportunidade de estar aqui [em Paris] há uma semana, onde tive encontros com a comunidade portuguesa, onde expliquei muito claramente o interesse de votarem no PSD para enfraquecer o PS e que o voto no Chega é um voto perdido", afirmou Rui Rio em declarações aos jornalistas, que também está em Paris, França, para um encontro da direita europeia que contará com a presença de figuras políticas, como Karl Nehammer, chanceler austríaco, Krisjanis Karins, primeiro-ministro da Letónia e ainda a candidata às eleições presidenciais francesas Valérie Pécresse.

À entrada para a cimeira do Partido Popular Europeu, o líder do PSD disse não ter a confirmação da presença de membros das estruturas do partido em França no jantar, que aconteceu no sábado, em Créteil, perto de Paris, com André Ventura. 

Por último, Rio voltou a realçar que "do ponto de vista ideológico, não faz sentido rigorosamente nenhum para quem normalmente vota no PSD".

Recorde-se que os eleitores do círculo da Europa estão a ser chamados para votar novamente nas legislativas no círculo da Europa, depois de o Tribunal Constitucional anular as eleições nestas assembleias. A repetição da votação presencial deste círculo irá acontecer nos dias 12 e 13 de março e os votos por via postal serão considerados se recebidos até 23.

Mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa foram anulados após, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, que não estavam acompanhados de cópia do Cartão de Cidadão, como exige a lei.