Desporto

Afinal, FC Porto, Sporting e Santa Clara não arriscam ser excluídos das competições europeias

Os clubes portugueses enfrentavam uma possível exclusão das provas da UEFA, caso não saldassem as dívidas pendentes.

Afinal, FC Porto, Sporting e Santa Clara não arriscam ser excluídos das competições europeias

FC Porto, Sporting e Santa Clara estão, agora, fora de risco de exclusão das provas da UEFA, anunciou o próprio órgão que tutela o futebol na Europa.

Recorde-se que, em dezembro de 2021 - e em janeiro de 2022 - a UEFA tinha ameaçado os três clubes portugueses com a exclusão das competições europeias entre 2022/23 e 2024/25, caso estes emblemas não fossem capazes de provar, até 31 de janeiro, que todas as dívidas de salários, direitos de transferência e pagamentos de natureza social estavam saldadas.

Agora, no entanto, a UEFA confirmou que os três emblemas portugueses "satisfizeram as condições impostas" pelo Conselho de Controlo Financeiro de Clubes (CBCF), pelo que "não arriscam exclusão das competições da UEFA".

Ainda assim, FC Porto, Sporting e Santa Clara não se safaram de pagar multas pelo deslize: Os 'dragões' foram condenados a pagar 300 mil euros, ao passo que o Sporting terá de pagar 250 mil, e o Santa Clara 25 mil.

Os 'leões' tinham em causa uma dívida à Sampdoria, relativa à transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United, sobre a qual tinham por pagar 10% da mais-valia da transferência, ou seja, 5,5 milhões de euros. Uma dívida que, segundo o próprio clube de Alvalade anunciou, foi saldada a 1 de março, quando acordaram com o Sampdoria o ajuste de contas.

Os comentários estão desactivados.