Galp vai aumentar preços da eletricidade e do gás natural a partir de 15 de abril

Segundo a empresa, o consumo mensal vai elevar até três euros no gás natural e entre um e dois euros na eletricidade. 

O preço da eletricidade e do gás natural para clientes domésticos da Galp vai aumentar. A empresa confirmou, esta segunda-feira, que a partir do dia 15 de abril as tarifas vão subindo, elevando o consumo mensal até três euros no gás natural e entre um e dois euros na eletricidade. 

Segundo a nota enviada aos clientes, à qual a agência Lusa acedeu, a Galp esclareceu que "os novos preços refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional", ao mencionar os novos valores, mas sem referir a variação em causa.

No entanto, contactada pela mesma agência, uma fonte oficial da Galp revelou que "para os principais escalões de gás natural os aumentos mensais variam entre os 1,6 e os 3 euros, e para as principais potências contratadas no caso da eletricidade entre um a dois euros".

Desta forma, ao analisar uma fatura de um cliente doméstico, com uma potência contratada de 3,45 Kva na eletricidade, a subida no preço da energia consumida vai variar entre os 1,8% no vazio e os 3,9% fora do vazio.

Quanto ao gás natural (escalão 1), o aumento anunciado é de quase 15% – passando de 0,07728 para 0,0889 euros/Mwh.

É de referir que os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já estão a atravessar por uma crise energética, ao atingir números historicamente elevados, uma vez que o aumento de preços disparou com a guerra na Ucrânia, tendo sido registados valores dez vezes superiores aos que se contabilizaram no início de 2021. 

{relacionados}