Jornalista britânica comove-se com libertação da irano-britânica que esteve presa durante seis anos no Irão

A jornalista da BBC News, Joanna Gosling, precisou de conter a emoção enquanto noticiava a libertação de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, que esteve presa durante seis anos no Irão, depois de ter viajado até ao país para visitar a família. A irano-britânica, acompanhada pelo marido Anooshe Ashoori, deixou Teerão na quarta-feira e desembarcou, esta madrugada, numa base militar britânica. 

Jornalista britânica comove-se com libertação da irano-britânica que esteve presa durante seis anos no Irão

A notícia da libertação da irano-britânica Nazanin Zaghari-Radcliffe emocionou a pivô da BBC News Joanna Gosling, quese mostrou comovida em direto. 

Nazanin Zaghari-Ratcliffe esteve presa durante seis anos no Irão, depois de ter viajado até ao país para visitar a família. A irano-britânica, acompanhada pelo marido Anooshe Ashoori, deixou Teerão na quarta-feira e desembarcou, esta madrugada, na base militar britânica de Brize Norton, onde ambos foram recebidos pelos seus familiares, avançou a agência espanhola EFE. 

A jornalista Joanna Gosling precisou de conter a emoção enquanto noticiava a libertação da mulher, pedindo mesmo desculpa aos telespetadores. "Isto são pessoas que estiveram presas durante muito tempo", apontou, ao mesmo tempo que tentava recuperar o fôlego. 

"Após anos de detenção pelo Governo do Irão, os cidadãos britânicos Nazanin Zaghari-Ratcliffe e Anoosheh Ashoori regressarão hoje. Morad Tahbaz também foi libertado da prisão (…). É o resultado de uma diplomacia britânica tenaz e criativa", sublinhou a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, citada pela mesma agência. Note-se que há um terceiro cidadão britânico ainda no Irão. Morad Tahbaz, de 66 anos, recebeu permissão para sair da prisão e foi colocado em regime de prisão domiciliária. Esteve preso durante quatro anos. 

De acordo com os meios de comunicação iranianos, a saída dos cidadãos irano-britânicos pode ter sido facilitada devido ao pagamento do Reino Unido de uma antiga dívida ao Irão. 

​Antes da Revolução Islâmica de 1979, o falecido Xá iraniano Mohammad Reza Pahlavi pagou cerca de 400 milhões de libras esterlinas (cerca de 476 milhões de euros) por tanques britânicos Chieftain que nunca foram entregues ao seu país.

A ministra britânica já confirmou que a dívida do Reino Unido ao Irão foi paga "em total conformidade com as sanções do Reino Unido e internacionais".

Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi condenada a cinco anos de prisão, depois de ter sido acusada de conspirar para derrubar a República Islâmica. A irano-britânica nega veementemente esta acusação. 

Após cumprir a sentença, Zaghari-Radcliffe voltou a ser condenada no final de abril a um ano de prisão por participar numa manifestação em frente da embaixada iraniana em Londres, em 2009.

Em outubro de 2021, Zaghari-Ratcliffe perdeu um recurso, o que preocupou a sua família para um eventual regresso à prisão, de onde foi libertada com pulseira eletrónica – em regime de prisão domiciliária – em março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

Já o marido, Anooshe Ashoori, foi detido em Teerão em agosto de 2017, tendo sido condenado a 12 anos de prisão por alegadas ligações com o serviço de informação israelita Mossad, situação que também nega.

"Devido à sua idade avançada e condição física, um tribunal aprovou a sua libertação condicional e [Ashoori] foi libertado", afirmou o porta-voz das autoridades judiciais, Zabihollah Khodayian, citado pela agência de notícias iraniana Fars.