Zona Euro. Inflação bate recorde de 5,9% em fevereiro

Portugal continua abaixo da média. Na União Europeia, taxa de inflação em fevereiro foi de 6,2%.

A taxa de inflação da zona euro foi de 5,9% em fevereiro, valor que está acima dos 5,1% atingidos em janeiro. Um ano antes, a taxa tinha sido de 0,9%. Os dados, avançados esta quinta-feira pelo Eurostat, mostram ainda que, na União Europeia, a taxa de inflação foi de 6,2% em fevereiro, também acima dos 5,6% de janeiro e dos 1,3% no período homólogo.

O gabinete de estatística europeu mostra que as taxas mais baixas foram registadas em Malta, França (ambos 4,2%), Portugal, Finlândia e Suécia (todos 4,4%).

Do lado contrário, as taxas mais elevadas foram registadas na Lituânia (14%), Estónia (11,6%) e República Checa (10,0%). “Comparado com janeiro, a inflação anual caiu em dois Estados-Membros e aumentou em vinte e cinco”, diz o Eurostat.

Feitas as contas, no mês passado, o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da zona euro veio dos produtos energéticos (+3,12 pontos percentuais, pp), seguindo-se serviços (+1,04 pp), alimentação, álcool e tabaco (+0,90 pp) e bens industriais não energéticos (+0,81 pp).