Internacional

Ursula Von der Leyen garante início do caminho europeu da Ucrânia e "apoio inabalável" a Zelensky

A presidente da Comissão Europeia assegurou, em reunião por videoconferência com o Presidente da Ucrânia, o apoio do bloco comunitário, tanto a nível político como económico, ao anunciar que vai enviar uma segunda tranche de cerca de 300 milhões de euros para assistência macrofinanceira. 


Já arrancou o processo da Ucrânia para entrar na União Europeia (UE), anunciou, esta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, dando a sua palavra ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

"Assegurei ao Presidente Zelensky o apoio inabalável da UE. O caminho europeu da Ucrânia já começou", confirmou Von der Leyen numa publicação na rede social Twitter, após uma videoconferência entre os dois líderes. 

"Tempos como estes requerem visão, firmeza e resistência para dar um passo difícil após o próximo", sublinhou ainda a presidente da Comissão Europeia, ao revelar que informou Zelensky sobre "o desembolso de uma segunda tranche de cerca de 300 milhões de euros de assistência macrofinanceira à Ucrânia".

Este apoio surge uma semana depois de os embaixadores dos 27 Estados-membros da UE terem chegado a acordo para pedir à Comissão Europeia para avaliar os pedidos de candidatura da Ucrânia, Geórgia e Moldova ao bloco comunitário. 

Segundo uma publicação de Zelensky no Twitter, o parecer do Conselho Europeu vai estar "preparado dentro de alguns meses". 

Depois de receber os pedidos, Bruxelas vai apresentar um parecer sobre cada um dos pedidos de adesão à UE propostos pelos três países, após procedimento escrito para validação pelo Conselho dos projetos de cartas.

Este acordo aconteceu dias depois de o líder ucraniano ter assinado o pedido formal para a entrada do país na UE, solicitando o estatuto de candidato, motivando assim a Geórgia e a Moldova a tomar o mesmo passo. 

No entanto, a Comissão Europeia já vincou que "há um procedimento a respeitar", que será complexo e moroso.

Os comentários estão desactivados.