Ursula Von der Leyen garante início do caminho europeu da Ucrânia e “apoio inabalável” a Zelensky

A presidente da Comissão Europeia assegurou, em reunião por videoconferência com o Presidente da Ucrânia, o apoio do bloco comunitário, tanto a nível político como económico, ao anunciar que vai enviar uma segunda tranche de cerca de 300 milhões de euros para assistência macrofinanceira. 

Ursula Von der Leyen garante início do caminho europeu da Ucrânia e “apoio inabalável” a Zelensky

Já arrancou o processo da Ucrânia para entrar na União Europeia (UE), anunciou, esta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, dando a sua palavra ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

"Assegurei ao Presidente Zelensky o apoio inabalável da UE. O caminho europeu da Ucrânia já começou", confirmou Von der Leyen numa publicação na rede social Twitter, após uma videoconferência entre os dois líderes. 

"Tempos como estes requerem visão, firmeza e resistência para dar um passo difícil após o próximo", sublinhou ainda a presidente da Comissão Europeia, ao revelar que informou Zelensky sobre "o desembolso de uma segunda tranche de cerca de 300 milhões de euros de assistência macrofinanceira à Ucrânia".

Este apoio surge uma semana depois de os embaixadores dos 27 Estados-membros da UE terem chegado a acordo para pedir à Comissão Europeia para avaliar os pedidos de candidatura da Ucrânia, Geórgia e Moldova ao bloco comunitário. 

Segundo uma publicação de Zelensky no Twitter, o parecer do Conselho Europeu vai estar "preparado dentro de alguns meses". 

Depois de receber os pedidos, Bruxelas vai apresentar um parecer sobre cada um dos pedidos de adesão à UE propostos pelos três países, após procedimento escrito para validação pelo Conselho dos projetos de cartas.

Este acordo aconteceu dias depois de o líder ucraniano ter assinado o pedido formal para a entrada do país na UE, solicitando o estatuto de candidato, motivando assim a Geórgia e a Moldova a tomar o mesmo passo. 

No entanto, a Comissão Europeia já vincou que "há um procedimento a respeitar", que será complexo e moroso.