Ministra da Saúde quer estado vacinal dos refugiados avaliado

“Sabemos que há doenças que estão mais presentes nesse território, designadamente sarampo, tuberculose multirresistente e poliomielite, que os planos vacinais das pessoas poderão não estar atualizados”, disse Marta Temido. 

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu que os serviços portugueses de saúde vão ter em atenção o estado vacinal de todas as pessoas que cheguem a Portugal, provenientes da Ucrânia.

“Sabemos que há doenças que estão mais presentes nesse território, designadamente sarampo, tuberculose multirresistente e poliomielite, que os planos vacinais das pessoas poderão não estar atualizados”. 

Segundo Marta Temido, até à última quinta-feira, Portugal recebeu 13200 pessoas requerentes de proteção temporária, das quais quase 5000 são crianças.

A ministra da Saúde adiantou que, daquelas 13.200 pessoas, cerca de 11.000 já têm número de utente emitido para que possam ter acesso aos cuidados de saúde, de forma a garantir "a melhor atenção para aquilo que pode ser o problema maior que podem ter na sua saúde".

E disse ainda que Portugal vai ter de organizar a "resposta de saúde" para um acesso de mais pessoas provenientes de território ucraniano,