David Beckham ‘entrega’ conta de Instagram a médica ucraniana em Kharkiv

Médica mostra cave para onde foram evacuadas as mulheres grávidas e novas mães logo no primeiro dia da invasão russa.

O ex-jogador de futebol David Beckham cedeu o controlo da sua conta de Instagram a uma médica ucraniana, atualmente a a trabalhar em Kharkiv.

Iryna, anestesista pediátrica, está à frente de hospital de Kharkiv e este domingo aproveitou a oportunidade de poder dirigir-se a 71,5 milhões de pessoas, número de seguidores de David Beckham, para mostrar as dificuldades do seu trabalho, tendo partilhado vários vídeos e fotografias.

A médica mostrou também a cave para onde foram evacuadas as mulheres grávidas e novas mães logo no primeiro dia da invasão russa à Ucrânia.

Podem ver-se ainda imagens de recém-nascidos na unidade de cuidados intensivos, onde dependem de equipamentos de oxigénio doados pela Unicef. Um dos bebés, cujo caso é partilhado por Iryna, nasceu com problemas respiratórios e casa da sua família foi destruída.

O dia-a-dia desta médica é, como seria de esperar, muitíssimo difícil e implica trabalhar “24 horas, sete dias por semana”, mas Iryna não se deixa abater. “Estamos provavelmente a arriscar as nossas vidas, mas nem pensamos nisso. Adoramos o nosso trabalho”.

Recorde-se que David Beckham é embaixador da Unicef desde 2005 e a sua conta de Instagram tem 71,5 milhões de seguidores, que o ex-jogador desafiou a fazerem donativos àquela entidade dedicada às crianças e que pretende dar acesso a água e comida às famílias, além de material médico a maternidades e hospitais.