Governo entrega medalhas de Mérito Cultural a quatro grandes nomes do teatro português

Os quatro homenageados serão Maria do Céu Guerra, João Lourenço, Luís Miguel Cintra e, a título póstumo, a Jorge Silva Melo, por serem “figuras referenciais para as artes performativas em Portugal”.

O gabinete da Ministra da Cultura, Graças Fonseca, informou na segunda-feira que  serão entregues medalhas de Mérito Cultural aos decanos do teatro português Maria do Céu Guerra, João Lourenço, Luís Miguel Cintra e, a título póstumo, a Jorge Silva Melo. 

A cerimónia esteve prevista para 21 de dezembro, mas foi adiada. Realizar-se-á pelas 19 horas, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na terça-feira.

No comunicado em que anunciou a atribuição das medalhas, o Ministério da Cultura considerou os quatro homenageados “figuras referenciais para as artes performativas em Portugal" que, através dos projetos culturais A Barraca, Teatro Aberto, Teatro da Cornucópia e Artistas Unidos, respetivamente, entre outros projetos e iniciativas, "influenciaram várias gerações de profissionais do setor cultural e artístico".

Os quatro homenageados, encenadores e também atores, "nessa dupla condição feita de múltiplas transversalidades, diálogos e potencialidades criativos, a que se soma ainda uma relevante dimensão formativa através da sua colaboração com o ensino artístico", lê-se ainda na mesma nota. 

Segundo o comunicado, todos iniciaram o percurso artístico em pleno regime repressivo do Estado Novo, "atingindo uma notável longevidade, coerência e capacidade de reinvenção que perpassaram a ditadura, a Revolução dos Cravos e o advento do regime democrático, a renovação do panorama teatral com o surgimento de novas companhias nas últimas décadas e, depois, a transição para o novo século com os desafios daí resultantes”. 

Para o Ministério, a atribuição destas medalhas traduz um “reconhecimento oficial em formato coletivo, antevendo a mesma lógica que irá presidir", a partir deste ano, a realização anual, sempre a 7 de junho, das “Comemorações do Mérito Cultural”, instituídas pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 47, de 11 de maio de 2021.