Sérvia não apoia “histeria anti-russa”, diz ministro

Depois de um encontro com o embaixador russo, Aleksansar Vulin, o único ministro pró-russo do governo sérvio, relembrou que o seu país é o único na Europa que ficou de fora no que toca às sanções contra Moscovo.

Aleksandar Vulin, ministro do Interior sérvio, prometeu esta terça-feira ao embaixador russo em Belgrado, Alexander Botsan-Kharchenko, que a Sérvia "nunca fará parte da histeria anti-russa" esclarecendo, assim, que o país ficará fora das sanções contra Moscovo. 

Depois de um encontro com o embaixador russo, Aleksansar Vulin, o único ministro pró-russo do governo sérvio, relembrou que o seu país é o único na Europa que ficou de fora no que toca às sanções contra Moscovo. A Sérvia não permitirá que "propriedades sejam tiradas aos cidadãos da Rússia", deixando claro a sua crítica. 

Nesta "histeria anti-russa", adjetivou, as crianças russas estão a ser expulsas das instituições escolares, assim como escritores e cientistas russos estão a ser apagados dos livros didáticos.

O ministro sérvio lembrou ainda que a Rússia vetou, em 2015, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que recordava o genocídio cometido em 1995, por tropas sérvias bósnias na cidade de Srebrenica, onde 8.000 muçulmanos foram mortos durante a guerra civil bósnia.