Costa ‘emagrece’ Governo com 17 ministros e 38 secretários de Estado

Numa nota enviada às redações, o primeiro-ministro informa ainda que “decidiu avançar igualmente com a concentração de ministérios num só espaço físico”.

Costa ‘emagrece’ Governo com 17 ministros e 38 secretários de Estado

António Costa informou na terça-feira o Presidente da República a estrutura orgânica do XXIII Governo Constitucional, sendo que este terá 17 ministros e 38 secretários de Estado (menos 20% de governantes do que no Executivo precedente). A lista completa de ministros será entregue a Marcelo Rebelo de Sousa esta quarta-feira.

Numa nota enviada às redações, o primeiro-ministro informa ainda que "decidiu avançar igualmente com a concentração de ministérios num só espaço físico".

Assim, os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência vão ser os primeiros a concentrar-se, algo que deverá acontecer até ao final de 2022, na atual sede da Caixa Geral de Depósitos – sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros.

Esta alteração "permitirá a redução de dezenas de cargos e serviços intermédios", lê-se no mesmo comunicado.

Além disso, sabe-se ainda que António Costa decidiu colocar na sua direta dependência os secretários de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa e também dos Assuntos Europeus. 

Quanto à hierarquia do XXII Governo Constitucional, o ministro da Presidência será o segundo, algo que não se encontrava no executivo de Costa em 2019. 

Neste Ministério, serão inseridos os secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, do Planeamento e da Administração Pública. Note-se que este último já esteve sob dependência do Ministério das Finanças e depois, em 2019, foi-lhe constituído um Ministério autónomo.

Já no Ministério dos Negócios Estrangeiros, ficam os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização.

No que diz respeito ao Ministério da Defesa Nacional, haverá apenas um  secretário de Estado, ao passo que o Ministério da Administração Interna terá dois: Administração Interna e Proteção Civil.

A Justiça também terá dois secretários de Estado, enquanto as Finanças terão três: Orçamento, Assuntos Fiscais e Tesouro.

Conheça a lista dos 17 novos Ministérios: 

Ministério da Presidência

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ministério da Defesa Nacional

Ministério da Administração Interna

Ministério da Justiça

Ministério das Finanças

Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Ministério da Economia e do Mar

Ministério da Cultura

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Ministério da Educação

Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ministério da Saúde

Ministério do Ambiente e Ação Climática

Ministério das Infraestruturas e Habitação

Ministério da Coesão Territorial

Ministério da Agricultura e da Alimentação