Ministros de saída já disseram adeus aos ‘colegas’ no Conselho de Ministros

Novo Governo contará com seis pesos pesados do PS, metade transita do Executivo anterior.

Ministros de saída já disseram adeus aos ‘colegas’ no Conselho de Ministros

Ainda sem nomes garantidos no novo Governo, embora a margem de especulação seja cada vez menor, há quem já se tenha despedido dos ‘colegas’ de Executivo.

O Nascer do Sol apurou que vários ministros, os que estão de saída, já disseram adeus, a ver por esta lista, confirma-se a antecipação que o jornal fez sobre quem sai, quem entra e quem se mantém sob a liderança de António Costa.

Assim, o ministro da Economia, Siza Vieira; a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão; o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues; o ministro do Ambiente e Ação Climática, Matos Fernandes, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor; o ministro das Finanças, João Leão; a ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem; o ministro do Planeamento, Nelson Souza; e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, fizeram, esta quarta-feira, as suas despedidas em Conselho de Ministros.

O ministro do Mar, Ricardo Serrão, não esteve presente, por isso foi a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, que se despediu em sua representação.

Sublinhe-se que a lista oficial dos ministros que vão formar o próximo Executivo, cuja tomada de posse deverá acontecer na próxima semana, será conhecida esta noite, ainda que António Costa já não se venha a encontrar com o Presidente da República, que ficou claramente irritado por ter ficado a conhecer os nomes pela comunicação social e não pela mão ou voz do secretário-geral do PS.

Ao que o Nascer do Sol apurou, confirma-se que o novo Executivo será composto, principalmente, por seis dos maiores pesos pesados do PS atual, ou seja: Mariana Vieira da Silva, Fernando Medina, Pedro Nuno Santos, Ana Catarina Mendes, José Luís Carneiro e Duarte Cordeiro.