Ucrânia. Cinco jornalistas mortos e seis raptados desde que começou a guerra

Além da morte dos cinco jornalistas, ficaram ainda feridos outros sete, seis foram raptados e um dado como desparecido, adianta o Centro Ucraniano para a Segurança Estratégica da Comunicação e da Informação. 

Ucrânia. Cinco jornalistas mortos e seis raptados desde que começou a guerra

As autoridades ucranianas registaram, no primeiro mês de guerra, a morte de cinco jornalistas e 148 crimes contra repórteres e meios de comunicação social, anunciou esta quinta-feira um centro ucraniano sobre comunicação e informação.

Além da morte dos cinco jornalistas, ficaram ainda feridos outros sete, seis foram raptados e um dado como desparecido, adianta o Centro Ucraniano para a Segurança Estratégica da Comunicação e da Informação, citado pela agência espanhola EFE.

A organização Repórteres Sem Fronteiras esclarece ainda que os jornalistas mortos na Ucrânia foram os ucranianos Olexandra Kuvshynova e Evgeny Sakun, a russa Oksana Baulina, o franco-iraniano Pierre Zakrzewski e o norte-americano Brent Renaud.

Foram ainda registados cinco incidentes com armas de fogo e 11 ameaças de morte contra jornalistas, tendo quatro meios de comunicação social sido ocupados ou destruídos pelas forças russas e 70 visto a sua atividade suspensa.

Ainda de acordo com o Centro Ucraniano para a Segurança Estratégica da Comunicação e da Informação, 10 torres de televisão foram derrubadas e registaram-se 19 ciberataques e quatro bloqueios russos ao trabalho dos meios de comunicação social locais.