Bielorússia alerta: Enviar missão de paz da NATO pode começar III Guerra Mundial

Polónia anunciou na semana passada que ia apresentar, durante a cimeira extraordinária da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que se realizou esta quinta-feira, uma proposta para a criação uma missão de paz na Ucrânia.

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, avisou esta quinta-feira que a proposta da Polónia de enviar um equipa de manutenção da paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para a Ucrânia pode significar o início da III Guerra Mundial.

“Compreendem que isso seria a III Guerra Mundial? Acham que nos iríamos afastar?”, perguntou Lukashenko, citado pela agência de notícias estatal bielorrussa Belta. Assim, para o Presidente bielorrusso, a proposta polaca é “uma ideia insana”, referindo que Varsóvia continua a insistir em enviar cerca de 100 mil soldados para a Ucrânia.“A situação é muito séria e muito tensa. É preciso entender isso”, frisou. 

Recorde-se que a Polónia anunciou na semana passada que ia apresentar, durante a cimeira extraordinária da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que se realizou esta quinta-feira, uma proposta para a criação uma missão de paz na Ucrânia.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, leu a proposta da Polónia como uma provocação, acusando aquele país de ter ambições territoriais na Ucrânia.