Parques e jardins de Cabul passam a ter dias só para homens e dias para mulheres

“Os dias de visita para as zonas de recreio e os parques estão divididos entre homens e mulheres, e as mulheres deverão usar o véu”, disse o Ministério para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício, em comunicado.

O Ministério para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício do governo dos fundamentalistas islâmicos anunciou este domingo que os parques e jardins de Cabul deixam a partir de hoje de poder ser usufruídos por homens e mulheres em simultâneo. Assim, os espaços em causa serão para os homens durante quatro dias da semana e só para mulheres outros três. 

"Os dias de visita para as zonas de recreio e os parques estão divididos entre homens e mulheres, e as mulheres deverão usar o véu", disse o Ministério, em comunicado, que deixa o aviso: quem desobedecer será castigado. 

Note-se que a medida surge após os talibãs terem decidido, na quarta-feira passada, bloquear o regresso à escola das adolescentes, apesar das múltiplas promessas oficiais neste sentido. A decisão foi anunciada horas após a esperada reabertura das escolas, tendo já as salas de aulas alunas à espera. O Ministério da Educação não apresentou uma justificação para a decisão.

Em reação à decisão, um total de quatro associações de defesa dos direitos das mulheres no Afeganistão avisaram hoje que irão promover manifestações caso os governo dos talibã não mude de ideias.