Ucrânia. SEF já emitiu mais de 23 mil pedidos de proteção temporária

De todos os pedidos, 8.381 são de menores. 

Ucrânia. SEF já emitiu mais de 23 mil pedidos de proteção temporária

Foram emitidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) 23.419 pedidos de proteção temporária a pessoas que fugiram da guerra da Ucrânia, entre 24 de fevereiro e às 13h00 desta segunda-feira, dia 28 de março.

Segundo o SEF, destes pedidos, 8.381 são de menores.

O serviço tem uma plataforma online, em três línguas, para que se registem os pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos. 

De acordo com o SEF, a plataforma 'SEFforUkraine.sef.pt' "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer 'online' um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses".

No decorrer deste processo, os cidadãos que requeiram a proteção temporária têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, podendo assim beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho. A plataforma contém também informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.