INEM encaminhou 16 doentes com AVC por dia para os hospitais

Registados mais 877 casos do que em 2020.

Em 2021, foram encaminhadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para os hospitais 5.816 pessoas com sintomas de Acidente Vascular Cerebral, algo que equivale a uma média de 16 casos por dia.

A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo INEM, no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, adiantando ainda que foram registados mais 877 casos do que em 2020 e que, até março deste ano, foram encaminhadas também pela Via Verde do AVC para o hospital 1.295 pessoas com suspeitas desta doença.

No ano passado, o distrito do Porto foi o que, mais uma vez, registou um maior número de casos, com 1.325 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC, seguido de Lisboa (1.103) e de Braga (511), segundo os dados pelo intituto, e citados pela agência Lusa.

O Hospital de Braga foi o que recebeu mais situações suspeitas de AVC (478), através desta linha do INEM, seguido do Centro Hospitalar de São João, na Cidade do Porto e do Centro Hospital Lisboa Norte.

O INEM faz também um balanço aos últimos sete anos, assim, em 2015 foram encaminhadas 3.115 situações suspeitas, número que aumentou no ano seguinte para 3.386. Em 2017, o número de casos desceu para 3.164 e em 2018 ultrapassou os 4.000, chegando aos 4.496. Em 2019 foram 4.415 e em 2020 4.939, adianta o INEM.

Falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar, são sintomas compativeis com um quadro de AVC, pelo que os utentes devem imediatamente ligar para o número de emergência médica (112) e transmitar as informações solicitadas, sublinha o INEM, a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC

"As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. Por esse motivo, ligar 112 e, após a chamada ser transferida para o INEM, colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC", afirma ainda, explicando que o AVC "é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares".

Adotar "hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas", são algumas das recomendações.