Cosmonautas russos e astronauta americano regressaram juntos à Terra em nave russa

Hei foi mesmo o último astronauta norte-americano a voar para a Estação Espacial Internacional numa nave russa.

De acordo com imagens transmitidas em direto pela agência espacial da Rússia, a Roscosmos, a nave espacial russa Soyuz MS-19 aterrou na quarta-feira em segurança na estepe do Cazaquistão. Nela vinham dois tripulantes russos e um americano que, agora, estão de regresso à terra. 

Os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Piotr Dubrov partilharam a viagem com o astronauta da agência espacial norte-americana, Vande Hei, até a aterragem na cidade de Zhaskazgan. Segundo a agência, tudo correu como previsto e os profissionais “foram saudados com mensagens de boas vindas em russo e em inglês pelo centro russo de controlo de voos”.

Vande Hei e Dubrov foram para a Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz no dia 9 de abril de 2021 e estiveram 355 dias a bordo, com o norte-americano a bater o anterior recorde de 340 dias seguidos de permanência no espaço para um astronauta do seu país.

Hei foi mesmo o último astronauta norte-americano a voar para a Estação Espacial Internacional numa nave russa, já que durante o último ano, os Estados Unidos usaram naves Crew Dragon fabricadas pela empresa SpaceX.

Sabe-se ainda que Moscovo e Washington estão a negociar “voos partilhados com astronautas e naves de ambos os países”. Contudo, estes podem vir a ser cancelados dado o aumento de tensão entre Rússia e Estados Unidos por causa da invasão russa da Ucrânia.