Portugal regista 12.020 casos de covid-19 e 29 mortes nas últimas 24 horas

Os dados diários começaram a ser novamente publicados no site da DGS e podem ser acedidos através de um documento excel, no qual estão registados os números de casos e mortes, desde o início dos relatórios sobre a covid-19. 

Portugal regista 12.020 casos de covid-19 e 29 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 12.020 casos e 29 mortes provocadas pela covid-19, nas últimas 24 horas, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que voltou a disponibilizar desde ontem os dados diários sobre o vírus. 

Estes dados começaram a ser novamente publicados no site da DGS e podem ser acedidos através de um documento excel, no qual estão registados os números de casos e mortes, desde o início dos relatórios sobre a covid-19. 

Recorde-se que desde o dia 11 de março, a autoridade de saúde liderada por Graça Freitas passou a divulgar "um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal", com publicação à sexta-feira. 

Na altura, a DGS indicou que a alteração do tipo de relatório justificava-se com a fase epidemiológica atual no país.

No entanto, esta decisão foi alvo de críticas de especialistas, como do matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, que acusou a DGS de “esconder informação aos cidadãos” nos boletins semanais sobre a covid-19 em Portugal.

Em declarações à CNN Portugal, o especialista disse que, com os relatórios semanais, é "verdadeiramente impossível fazer previsões a médio e longo prazo”, visto que os relatórios não incluem os dados diários. “É completamente impossível monitorizar e prever. E é completamente impossível atuar”, vincou.

O relatório da situação epidemiológica da covid-19, divulgado na sexta-feira passada, dava conta de 137 óbitos e 75.275 novos casos, registados no país na passada semana.