MC Sonae afirma que os sistemas informáticos “estão a ser progressivamente repostos”

Após o ciberataque que sofreu ontem, as equipas da empresa de retalho da Sonae estão a trabalhar “24 sobre 24 horas”. 

A MC Sonae indicou, esta quinta-feira, que os sistemas informáticos dos hipermercados e supermercados Continente "estão a ser progressivamente repostos", após o ciberataque que sofreu ontem, tendo as suas equipas a trabalhar "24 sobre 24 horas". 

Em comunicado, a empresa de retalho da Sonae "informa que os sistemas informáticos do Continente estão a ser progressivamente repostos após o ataque informático detetado ontem, 30 de março", mas "mantemos, como sempre, a operacionalidade das lojas".

"Lamentamos os constrangimentos causados", notou ainda a MC Sonae, ao sublinhar que as suas equipas "estão a trabalhar 24 sobre 24 horas, em estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança [CNCS], para retomar, com a máxima brevidade, a normalidade da atividade das lojas".

A empresa garantiu ainda que "está a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para se identificar e punir os responsáveis por este ato criminoso", assinalou, ao adiantar que "a informação relativa ao evoluir desta situação será atualizada sempre que se justificar".

Na mesma nota, a MC Sonae também agradeceu "a todos os colaboradores, clientes, parceiros e concorrentes que se solidarizaram com a empresa perante este ataque".

Desde o início do ano, várias empresas em Portugal foram alvo de um ciberataque. Começando pelo grupo Impresa, seguindo-se da Vodafone Portugal e dos laboratórios Germano de Sousa.